Os grupos no WhatsApp se tornaram cada vez mais populares pela facilidade em unir várias pessoas em uma única conversa. Mas você sabe como criar grupo no WhatsApp e convidar os seus amigos ou conhecidos para fazer parte dele?

Com a internet e com os mais diversos canais de comunicação existentes, a maneira de nos comunicarmos mudou. Hoje, as mensagens instantâneas e em tempo real ganharam o espaço, deixando as ligações para trás.

E com esta possibilidade, os grupos no WhatsApp surgiram como forma de organizar o trabalho, equipes, decidir assuntos da faculdade e até mesmo eventos em grupo.

Inclusive, os grupos se tornaram tão importantes no dia a dia que passaram a ser monetizados, fazendo com que as pessoas ganhem dinheiro com eles.

A seguir, iremos te contar tudo sobre os grupos e como criar grupo no WhatsApp.

O que é e como funciona um grupo no WhatsApp?

Basicamente, os grupos no WhatsApp tem o objetivo de unir pessoas que possuem o mesmo objetivo em um único lugar, facilitando assim a comunicação entre as pessoas.

Com os grupos, você pode conversar, fazer amizades, falar sobre um determinado tema, organizar tarefas de trabalho ou estudos, organizar eventos, dentre outras finalidades.

Nos grupos, existem algumas funcionalidades que valem a pena ser exploradas. Ou seja: os grupos vão muito além das mensagens escritas, áudios, imagens e vídeos.

Nos grupos, é possível fazer chamadas de áudio e de vídeo coletivas, possibilitando que todas as pessoas do grupo participem da chamada.

Além disso, você pode escolher participantes para se tornarem administradores do grupo, o que é muito interessante para grupos com grande quantidade de pessoas.

Outra funcionalidade que surgiu recentemente são as mensagens temporárias, que possui um “prazo de validade”, sendo apagadas do grupo após 24 horas do envio da mensagem.

Esta funcionalidade é muito utilizada em grupos de vendas e promoções, já que as promoções e peças expiram após um determinado tempo.

Passo a passo para criar um grupo no WhatsApp

Para criar grupo no WhatsApp, você deve seguir os passos abaixo:

  • Abra o WhatsApp e clique nos três pontinhos do lado direito da tela, e depois escolha a opção “Novo Grupo”;
  • Em seguida, escolha os contatos que irão compor o seu grupo no WhatsApp, e depois toque na seta verde;
  • Escolha o nome do seu grupo, e inclusive, o nome pode ter 25 caracteres e emojis. Mas lembre-se, este nome será exibido para todos que estiverem no seu grupo;
  • Escolha a imagem do grupo, tocando no ícone da câmera e escolhendo uma imagem da câmera, galeria ou ainda imagens da internet.

E pronto, o seu grupo está criado! Agora, é o momento de definir os detalhes do seu grupo, como por exemplo a descrição e o compartilhamento de links.

De modo geral, a descrição do grupo é o espaço em que você pode colocar informações importantes, como por exemplo, as regras do grupo, datas e prazos, e toda e qualquer informação sobre a finalidade do grupo.

Além disso, você pode escolher os administradores e moderadores do seu grupo, e ainda decidir se o grupo será livre para enviar mensagens ou apenas os administradores podem enviar.

Nesta última opção, o grupo se parece com os canais de transmissão do Telegram, onde você coloca avisos, materiais, documentos e links, e somente as pessoas escolhidas podem enviar mensagens.

Além disso, é possível convidar as pessoas para o seu grupo por links. Porém, esta função só é liberada para administradores do grupo.

Para compartilhar o link, você deve clicar no nome do seu grupo e rolar a tela até a opção “Convidar via link”, escolhendo se deseja utilizar o link ou gerar um QR code para os seus participantes.

Assim, é possível perceber que os grupos de WhatsApp possuem várias funcionalidades, vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens dos grupos no WhatsApp

Falando das vantagens, podemos citar como as principais:

  • Possibilidade de se comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo;
  • Unir pessoas com o mesmo propósito, independente da finalidade do grupo;
  • Facilita a comunicação, já que o grupo permite que todos participem;
  • Possibilidade de fazer amizades e criar oportunidades de emprego e negócios.

Porém, podemos citar como desvantagens de criar grupo no WhatsApp:

  • Dependendo da quantidade de pessoas, pode ser complexo de organizar a dinâmica do grupo;
  • Podem haver muitas correntes, notícias falsas e mídias que não agregam ao grupo como um todo;
  • Nem todas as pessoas gostam de grupos, o que pode ser um pouco incômodo;
  • Dependendo da quantidade de pessoas, as mensagens podem se perder e algumas pessoas ficam para trás nas conversas.

Porém, apesar das desvantagens, criar grupo no WhatsApp pode facilitar muito a sua vida e as comunicações.

Conclusão 

Criar grupo no WhatsApp é bastante vantajoso, principalmente quando você precisa tratar de assuntos com várias pessoas ao mesmo tempo.

E você, o que acha dos grupos no WhatsApp? Compartilhe conosco a sua opinião!

0 0 votes
Article Rating